4 de dez. de 2007

O MIT é o MIT...

MIT apresenta tecnologia que transcreve vídeos para facilitar busca

Pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (da sigla em inglês, MIT) colocou no ar uma versão de teste do Lecture Browser, tecnologia que reconhece e transcreve discursos gravados em vídeo para facilitar a busca pelo conteúdo.

A tecnologia, que exige a instalação do RealPlayer e funciona tanto no Internet Explorer, da Microsoft, como no Firefox, da Mozilla, usa algoritmos para identificar as palavras proferidas e a estrutura das aulas e palestras dadas por professores e convidados especiais do instituto e torná-las buscáveis por termos gráficos usados em sistema de busca convencionais.

Graças à tecnologia, usuários podem, após a busca, clicar sobre determinadas frases para que a tecnologia execute o vídeo a partir do trecho que mais lhe interessa, o que derruba a exigência de interessados assistirem à aula na íntegra na busca pelo assunto.

O site do evento Technology, Entertainment, Design (TED) usa artifício semelhante nas palestras de seus convidados publicadas online, marcando os assuntos tratados em cada parte do vídeo, mas com a transcrição e edição feitas manualmente.

Atualmente, o Lecture Browser conta apenas com material de apoio dos cursos do MIT em dezessete categorias como matemática, mídia, reconhecimento de discurso e educação oferecidos pelo instituto por meio das iniciativas OpenCourseWare e MITWorld.

O reconhecimento não apenas dos termos como também a interferência de diferentes sotaques e a caótica estrutura de discursos como aulas e palestras estão entre as dificuldades que buscadores enfrentarão para acrescentar a crescente quantidade de vídeos publicados online ao índex.

Em entrevista ao IDG Now!, o brasileiro Nelson mattos, vice-presidente de engenharia para Europa, Oriente Médio e África do Google, afirmou que criar algoritmos que analisem apenas a linguagem falada para tal indexação não é suficiente, já que a análise da entonação ou emoção da expressão da pessoa precisam também ser consideradas.


Lí no IDG Now! (Publicada em 03 de dezembro de 2007 às 17h48)


Nenhum comentário: